A História do Deputado

O deputado Roberto Mesquita é filiado ao Partido Verde. Foi eleito vereador de Fortaleza em 2008 com 9.223 votos. Exerceu o mandato até 2010, ano em que foi eleito deputado estadual, sendo votado por 57.092 cearenses, dos quais 29.175 somente em Fortaleza, principal base eleitoral. Em Fortaleza, é baseado principalmente nos bairros Pan Americano, Demócrito Rocha, Pici, Parque Universitário, Riacho Doce, Couto Fernandes e Bela Vista. Amontada, Caridade, Aracati, Apuiarés, Canindé, São João do Jaguaribe, Itapipoca, Barreira, Caucaia, General Sampaio, Itaitinga, Itarema e Paramoti foram cidades em que Roberto foi mais votado.

Como vereador de Fortaleza, ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora e presidiu duas comissões especiais que debateu o Beco da Poeira e a situação das creches da Capital. Suas principais atividades na Câmara foram direcionadas à capacitação e treinamento de jovens carentes, combate às drogas e políticas de preservação ambiental.

Entre os projetos apresentados destacam-se: emenda à Lei Orgânica do Município que destina 1% das receitas decorrentes da arrecadação dos tributos municipais para o combate e prevenção às drogas; Projeto de Lei que determina a todos os secretários municipais de Fortaleza matricular seus filhos, em idade escolar de cursar o ensino fundamental, nas Escolas Públicas Municipais, ou dedicarem pelo menos oito horas de trabalho em uma unidade de ensino de Fortaleza; projeto que torna obrigatório a adoção do check list, em todos os procedimentos cirúrgicos realizados nos hospitais no âmbito do Município; projeto que autoriza o Poder Executivo Municipal a destinar 5% do valor da Contribuição de Iluminação Publica para reforma, construção e arborização de praças no Município de Fortaleza; projeto determinando desconto de no IPTU para micros empreendedores.

Veio para a Assembleia Legislativa com a missão de ampliar para todo o Ceará os projetos na sua área de atuação, encampando também a defesa de políticas destinadas à área rural do Ceará. Logo no primeiro mês de mandato apresentou projeto que cria o Fundo Estadual de Combate às Drogas. Tem se posicionado firmemente na defesa do consumidor e na vigilância da atuação do Governo Estadual e de Fortaleza, além de acompanhar de perto as necessidades das cidades que representa. Integra a Comissão de Agropecuária como vice-presidente. Nesta área, já propôs a isenção de ICMS para produtos agrícolas vendidos para a merenda escolar e projeto de fortalecimento do setor da carnaúba.

Roberto Mesquita nasceu no dia 28 de Março de 1960, em Baturité. É técnico em Telecomunicações, formado pela CEFET, atual IFCE. Estudou Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Administração de Empresas na Universidade Estadual de Ceará. Iniciou o curso de Direito na UFC. Trabalhou como comerciante de veículos durante 20 anos e atua como construtor civil há mais de 25 anos. Desenvolveu atividades no ramo agropecuário e na criação de camarão em cativeiro.